Quem sou eu

domingo, 20 de março de 2011

Fúria da Natureza



Butantã, Pinheiros, Lapa e marginais têm pontos de alagamento;Zona Oeste tem 2 pontos intransitáveis
Foto:Sérgio Neves/AE

Disponivel em:www.estadao.com.br
Acesso em:23/03/2011.

    
                                   
                          Fúria da natureza: terremotos, enchentes e desastres


      Bem! Mais uma vez o mundo acompanha a fúria da natureza. Nota-se que a maioria dos desastres não pode ser evitado, mesmo contendo – se equipamentos e sistemas moderníssimos de seguranças. “O mundo deve ficar a se perguntar”: por que a natureza vem repetidamente transtornando o planeta? Qual seria a missão do homem para tentar impedir, ou melhor, tentar diminuir esses desastres?
     Como todos, eu também fico a me perguntar, pois não me lembro de tantos problemas ocasionados pela fúria da natureza, como os que acontecem momentaneamente no mundo.
     Atualmente tsunamis, enchentes e, consequentemente, desabrigados, doentes e mortos são as notícias que mais vemos. Por outro lado, muitos desastres poderiam ser evitados, como por exemplo: as enchentes que ocorreram nos estados brasileiros no momento. São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná são alguns dos mais prejudicados. Porém, a cidade de salvador corre também riscos, então, como se evitar as catástrofes? Quem sabe, um pouco mais de infraestrutura e planejamentos.
     Na cidade de Salvador, como qualquer outra cidade grande, cresce repentinamente o número de habitantes e, recebe um enorme índice de pessoas que vêm das zonas rurais, construindo habitações em locais de riscos e sem nenhuma condição de moradia. Sabe-se também que muitos não têm outros lugares para construírem suas casas. Muitos desses locais pertencem ao meio ambiente – a natureza, assim eles a desafiam, as chuvas quando vêm apenas tentam ocupar os espaços que fisicamente pertencem a ela.
     Por isso, com diz o ditado: “quando vemos a orelha do vizinho esquentar, colocamos a nossa de molho”. Dessa forma, as instituições responsáveis pela infraestrutura da cidade, têm que começar tomar providências quantos as áreas de riscos, deslocando as pessoas para lugares seguros. Nesta concepção, se existe um plano de defesa ele tem que ser ativado urgentemente, como também haver um sistema de cadastramento nas áreas mais castigado pelas chuvas para que haja uma retirada de emergência quando percebido sinais fortes de enchentes. No momento em que a cidade prepara-se para eventos importantes, planejar é preciso. É preciso também colocar olhos maiores para a população carente, pois os eventos passam, e a população fica.
     A população tem seu papel importante para evitar desastres, mantendo-se em harmonia com a natureza, evitando grande acumulo de lixos em áreas impróprias, diminuindo os males feitos à mesma, respeitando seu espaço físico, planejando suas habitações em locais seguros para no futuro vivermos com mais tranqüilidade.


  Claudio Santos de Jesus.
  Bolg: professorclaudiosantos.blogspot.com
  E-mail: claudiosantos_1975@yahoo.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário