Quem sou eu

sexta-feira, 11 de março de 2011

produção Oral e Escrita da Língua Inglesa IV

  
                                         Autobiografia

     Meu nome é Cláudio Santos de Jesus, nasci  em 04 de agosto de 1975 na cidade de Salvador – Bahia. Sempre morrei na capital baiana com meus pais e toda minha família. Tive uma infância de muito trabalho. “Na verdade, não conquistei aqueles direitos que a criança deveria ter”: brincar foi um deles. Não culpo minha mãe, pois ela era separada de meu pai, somos doze irmãos, tínhamos mesmo que pegar no pesado para sobrevivermos. Desde os seis, sete anos de idade, aproximadamente, ajudava nos afazeres domésticos e os de manutenção da família. Cuidava de meus sobrinhos, ajudava minha mãe na barraca de verduras que ela tinha, inclusive, fazia as compras desses materiais, à noite ajudava ela na venda do acarajé: minha mãe fazia um dos melhores acarajés do mundo, vendia picolé, aos sábados ia para a catequese na igreja do bairro onde eu morava, porém nunca conseguir fazer a primeira comunhão, não sei explicar direito! No restante dos dias freqüentava a escola: um dos melhores lugares que eu gostava de ficar, e até hoje amo esse lugar. Por isso, estou me tornando professor: pois amo a escola, amo os alunos, ninguém vai tirar isso de mim; está em meu sangue, e esse é meu sonho desde infância.  
     Aos quatorze anos de idade, já estava no segundo grau – ensino médio. Lembro a felicidade de minha mãe quando foi me matricular na Escola Técnica Estadual Newton Sucupira, no bairro de Mussurunga – Salvador. Essa alegria de minha mãe não era e nem foi em vão, nunca  pedir um ano letivo e, “ela apostou tudo em mim” e, nunca a decepcionei, ela apostou no meu sonho de fazer uma faculdade. Aos 18 anos, terminei o ensino médio.
     Hoje estou cumprindo o desejo meu e dela. No entanto, fico arrependido por não ter dado essa alegria a ela antes, pois só agora aos 35 anos pintou a oportunidade e, ela está doente, desta forma não está acompanhando de uma maneira mais lúcida tudo isso. Porém sinto toda a força e luta de minha mãe quando estou estudando.Não tive dificuldades para terminar o ensino médio.     
    Hoje, faço faculdade de Letras, pois sempre encontrei mais dificuldades em compreender a disciplina: Língua Portuguesa. Desta forma, optei fazer o curso de Letras, para obter e aprofundar meus conhecimentos. Está dando certo! “O mundo das palavras é maravilhoso”, a cada dia, a cada leitura, a cada escrita conhecemos algo diferente. Só quem está naquele momento sabe realmente o que se passa; só quem ama a literatura consegue definir as fantasias, sonhos e a maravilhas que ela nos traz.     Mesmo sendo à distância: uma opção das poucas oportunidades encontradas por mim para fazer um curso superior: por não ter condições de pagar uma faculdade particular e não conseguir enfrentar a elite de alta classe em uma faculdade pública, consigo tirar bastantes conhecimentos. Aconselho a todos, um curso a distância, porém  devem ter disciplina, altoestima e gostar de ler.    
    No futuro pretendo fazer cursos de pós-graduação, inclusive: mestrado e doutorado. Vou continuar meus estudos, pois a cada dia aprendemos mais um pouco, sabe-se também que o estudante do curso de Letras nunca para seus estudos, como um grande educador, ele tem que se manter bem informado, atualizado sempre. Dizemos também que quando estamos na sala de aula, ensinando, estamos também, aprendendo, então nunca iremos para de estudar.    
    Pretendo me especializar o máximo que  puder e as condições financeiras deixarem. Gostaria muito de alfabetizar o máximo de pessoas possíveis: jovens, pais de famílias e todos aqueles desacreditados, mostrando-os que assim como aos 35 anos eu entrei em uma faculdade, eles também podem; despertar seus sensos críticos para os estudos, criar uma expectativa de vida melhor para todas as pessoas que necessitam de um estimulo na vida, para no futuro criarem seus filhos com uma vida melhor, inclusive melhor que a minha, na qual não obtive coisas que uma criança sempre sonha em ter, como uma bicicleta, por exemplo.    
    Assim, são minhas expectativas para o futuro. Pois todos sabem que, nos tornamos professores, não por grandes salários, os quais são uma vergonha para um país rico como o Brasil: salários de fome. Mas sim, por termos o prazer, o amor, e eu digo até, a responsabilidade de mudar nosso país.
 

2 comentários:

  1. ola voce estuda na ftc ead tambem, gostaria de saber se voce tem o pdf de produção Oral e Escrita da Língua Inglesa I, se tiver por favor enviar.

    ResponderExcluir